Um espaço especial em Curitiba mantém viva a história das trilhas, da escalada e da paixão pela natureza. Localizado no bairro Abranches, o Bosque Municipal Professor Erwin Gröger é uma homenagem ao montanhismo e a um dos seus nomes mais respeitados no Paraná.
O bosque leva o nome do professor Erwin Gröger, que faleceu em 2008, aos 96 anos. Apaixonado pelas montanhas, ele trocou as Dolomitas — cordilheira entre a Áustria e o norte da Itália — pelas encostas do Marumbi, na Serra do Mar, onde aplicou técnicas de escalada pouco conhecidas no Brasil na época.
Com inauguração em 2010, o espaço foi planejado para valorizar a natureza e evitar o desgaste ambiental. Possui deques elevados, bancos para descanso e uma praça central com uma Rosa dos Ventos feita de pedra, cercada por marcas que apontam para picos importantes, como o Pico Paraná, o Pico Marumbi, o Pico dos Marins e até o Grossglockner, na Áustria.
📍 O bosque fica próximo à Rua Antônio Krainski, nos fundos da Ópera de Arame, um dos pontos turísticos mais conhecidos da cidade.
Erwin Gröger foi morador do bairro Barreirinha desde os anos 1940 e nunca abandonou as trilhas. Muito além de montanhista, era um educador que fez questão de ensinar e compartilhar seu amor pelas montanhas com outros aventureiros. Entre os colegas, ficou conhecido com respeito e carinho como “o professor das trilhas”.
Fonte: Tribuna PR
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail