
A taxa de desemprego no Brasil foi de 5,2% no trimestre móvel encerrado em novembro, segundo dados do IBGE divulgados nesta terça-feira (30). Este é o menor índice desde o início da série histórica em 2012. A taxa recuou 0,4 ponto percentual em relação ao trimestre anterior (5,6%) e caiu de 6,1% registrado no mesmo período de 2024. O número de pessoas desocupadas no país foi de 5,6 milhões, representando uma redução de 7,2% em relação ao trimestre anterior e de 14,9% na comparação anual, ou seja, 988 mil pessoas a menos nessa condição.
A população ocupada atingiu 103 milhões, um recorde na série histórica, com crescimento de 0,6% no trimestre e 1,1% em doze meses, o equivalente a 1,1 milhão de trabalhadores a mais. A força de trabalho totalizou 108,7 milhões de pessoas, enquanto a população fora da força de trabalho ficou em 66 milhões, ambos sem alterações significativas. O nível de ocupação alcançou 59%, o maior registrado até hoje.
Além disso, a taxa de subutilização caiu para 13,5%, também a menor já observada, com 15,4 milhões de pessoas na força de trabalho subutilizada no país.
Fonte: Jornal Rio Branco
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail